O que é Oncologia

A oncologia é a disciplina que estuda como o câncer se desenvolve no organismo e indica qual o tratamento mais adequado para cada caso.


A Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias, ou tumores, benignas ou malignas. A origem da palavra vem do grego onkos, que significa volume, que sabemos atualmente ser causado pelo acúmulo de células cancerosas em regiões do organismo.

Os tumores podem ser localizados ou invadir outros tecidos, disseminando-se por todo o corpo. A Oncologia estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso. No Brasil, a Oncologia é também chamada Cancerologia.

Nos últimos anos, a Oncologia tornou-se uma disciplina complexa que conta com o auxílio de outras especialidades como Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria e muitas outras. Portanto, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitos outros profissionais.