Cecans Oncologia

Câncer de Cólon

Qual a função do cólon e do reto?

 

O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso transforma o alimento diferido pelo estomago e pelo intestino delgado em material fecal. Outra importante função do intestino grosso, especialmente do reto, é a reabsorção de água.

 

O que é o câncer de cólon?

 

No câncer colorretal, as células normais do epitélio do cólon ou do reto começam a se modificar, crescem sem controle e deixam de morrer. O crescimento celular pode começar como um pólipo não canceroso, que pode se tornar maligno com o passar do tempo.

 

Incidência

 

O câncer colorretal é a terceira causa mais comum de câncer no mundo, em ambos os sexos, e a segunda causa mais comum de câncer nos países desenvolvidos.

Fatores e Riscos

 

Os fatores de risco mais importantes para esse tipo de neoplasia são a história familiar de câncer de cólon ou de reto e a predisposição genética ao desenvolvimento de doenças crônicas do intestino (como poliposes adenomatosas). 

A prática de atividade física regular está associada a um baixo risco de desenvolvimento do câncer de cólon ou de reto. A detecção precoce de pólipos adenomatosos colorretais (precursores do câncer de colo ou reto) e de canceres localizados é possível pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e por meio de métodos endoscópicos, com a colonoscopia.

O objetivo da detecção precoce é diminuir a incidência e a mortalidade por esse tipo de câncer na população. A história natural da neoplasia propicia condições ideais à detecção precoce.

Sintomas

 

Os sintomas mais comuns no câncer colorretal são, inicialmente, a alteração dos hábitos intestinais, com o aparecimento de diarreia ou constipação intestinal e a presença de sangramento intestinal ou de fezes de cor escura (pretas). Em casos mais avançados da doença, o paciente pode apresentar perda significativa de peso e apetite.

 

O que significa estadiamento?

 

O estadiamento é a forma de descrever o câncer, informando se está localizado e também se houve disseminação para outros locais. Além disso, indica se outros órgãos do corpo foram afetados. Existem cinco estágios de câncer de cólon e reto: 0 (zero) e I a IV (um a quatro).

Tratamento

 

O tratamento de câncer colorretal depende do tamanho e da localização do tumor, se o tumor se disseminou para outros locais do organismo e do estado geral de saúde da pessoa.

O câncer de cólon é frequentemente tratado de forma diferente do câncer de reto. Em geral, para o tumor que se encontra localizado, a cirurgia corresponde ao tratamento inicial. Tratamento adicional pode ser indicado para diminuir o risco do câncer retornar e/ou para tratar o câncer metastático. Pode incluir quimioterapia, radioterapia, tratamento alvo-dirigido (dirigido ao genes ou proteínas defeituosas que contribuem para o desenvolvimento do tumor) e cirurgia para remoção de metástases (tumores que se espalharam para além do cólon e do reto).

Os efeitos colaterais do tratamento do câncer colorretal podem ser prevenidos ou controlados com a ajuda de seu oncologista e de sua equipe médica.

Perguntas para fazer ao seu médico

 

  • Que tipo de câncer de cólon ou reto tenho?
  • Pode me explicar o resultado da biópsia?
  • Qual estágio e o grau do meu câncer?
  • O tumor se espalhou para os linfonodos ou outra região?
  • Quais são as opções de tratamento?
  • Qual tratamento ou combinação de tratamentos você recomenda?
  • Como o tratamento irá me beneficiar?
  • O tratamento afetará meu dia-a-dia? Poderei trabalhar, fazer exercícios e realizar minhas atividades habituais?
  • Qual o período programado de tratamento?
  • Quais os efeitos colaterais que, a longo prazo, poderão estar relacionados ao tratamento?
  • O tratamento poderá afetar minha capacidade de engravidar?
  • Existem estudos clínicos para minha situação?
  • Onde posso encontrar apoio psicológico para mi e para minha família?
  • Quem posso contatar em caso de duvidas ou problemas?
  • Existem mais alguma coisa que eu deveria perguntar?

As informações contidas nesta página não tem como objetivo ser um conselho médico ou um substituto ao tratamento julgado adequado por seu médico. Também não significam aceitação ou endosso a qualquer produto ou serviço. O centro de combate ao câncer orienta que todas as decisões de tratamento sejam tomadas pelo paciente e por seus médicos.